Este blog foi criado com o intuito de compartilhar as descobertas feitas a partir desta pesquisa de Educação Ambiental Não-Formal. Com isso, pensamos estar colaborando para a
democratização do conhecimento.
Para isto, disponibilizamos o roteiro elaborado para as oficinas de vídeo na escola e o Manual do Audiovisual - uma cartilha feita para as crianças, com exercícios que ajudam a compreender melhor a técnica e a linguagem audiovisual. Desejamos que estas informações possam ser utilizadas por outros educadores (e demais interessados) que queiram desenvolver ações educativas através do vídeo.
Nossa oficina foi estruturada a partir de três
temas básicos que são convergentes e complementares: Desequilíbrio Ambiental, Equilíbrio
ambiental e audiovisual.
O plano de trabalho propôs-se a trabalhar a
questão do equilíbrio entendendo que este pressupõe a harmonia entre todas as
esferas de relacionamento no ambiente. No que tange ao desequilíbrio, a
proposta é refletir sobre os modos de pensar e agir baseados na ética
capitalista e disseminados pela mídia, e sobre as consequências desta realidade
no ambiente.
O
audiovisual permeia os outros dois temas enquanto linguagem e espaço que
permite (re)criar as relações e percepções ambientais. Discute os valores e
costumes individualistas e mesquinhos que experienciamos em sociedade, ao mesmo
tempo em que promove a reflexão sobre maneiras harmoniosas, afetivas de
existência, em cooperação com nossos semelhantes e com o ambiente.
Desequilíbrio
Ambiental: problematiza a sociedade do consumo, o uso
das tecnologias na atualidade; instiga a reflexão sobre a postura do ser humano
em suas relações ambientais, sociais e mentais; promove a análise e a discussão
sobre os conflitos ambientais percebidos pela comunidade escolar.
Equilíbrio
Ambiental: promove a reflexão sobre maneiras mais
harmônicas de convivência nas três esferas da ecologia e sobre modos de vida
sustentáveis; instiga a compreensão do todo e estimula ações que constituam
linhas de fuga para os conflitos ambientais locais.
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