SOBRE A PESQUISADORA


Krischna Silveira Duarte é graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas e mestranda em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande.

           Nos primeiros semestres do curso de jornalismo descobriu-se amante do audiovisual, quando passou a desenvolver as funções de repórter, produtora e editora da TV UCPEL.
Ainda no primeiro ano de curso (2004), foi convidada a fazer parte da equipe da Área de Comunicação e Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado. O estágio durou cerca de três anos, durante os quais atuou como produtora, cinegrafista, repórter, editora e, por vezes, apresentadora do programa Terra Sul.  

Também na Embrapa, desenvolveu atividades como assessora de imprensa do projeto FRUTEMP, de 2004 a 2005. Neste projeto, foi responsável pela criação, roteirização, cinegrafia, produção, edição e pós-produção de diversos vídeos técnicos sobre a fruticultura nos estados do Rio Grande do sul e Santa Catarina.


Em 2006, viajou ao Peru e fixou residência na cidade de Puno. Neste mesmo ano empregou-se no Centro de Comunicaciones de la Universidad Nacional del Altiplano (CECUNA), onde foi repórter ambiental do telejornal Línea 11, designada a cobrir pautas referentes ao meio ambiente e à produção agrícola. Permaneceu nesta função por cerca de um mês, quando a convite da direção do canal, passou a desenvolver as funções de produtora, repórter e cinegrafista nos programa Línea 11, Sin Pelos en la lengua, Maneras em tu Vida e Luces de la Ciudad.

Voltou ao Brasil em 2007, para concluir a graduação. No trabalho de conclusão de curso intitulado As Linguagens da Comunicação Rural (2008), estudou a utilização do audiovisual como suporte à comunicação rural, especificando normas da produção audiovisual para o telespectador do campo e realizando um estudo de caso do programa Terra Sul.

Em 2009 teve seu primeiro contato com o cinema, como colaboradora da Vertentes Filmes, produtora de cinema independente da cidade de Pelotas, coordenada pela cineasta Ana Carril. Neste mesmo ano foi selecionada no processo seletivo de mestrado em Educação Ambiental.

Desde 2010, atua como bolsista do Projeto de Qualificação Audiovisual para o curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado da FURG, no Laboratório de Produção e Pós-Produção de Imagens (LAPPI). Neste projeto desenvolve atividades de auxílio à docência - assistência ao ensino, pesquisa e extensão -, na área audiovisual, dando suporte às seis disciplinas de fotografia e vídeo oferecidas pelo curso.