A PESQUISA

O programa JORNALECO é parte do trabalho de campo da pesquisa de mestrado intitulada O Audiovisual e a Educação Ambiental Não Formal: JORNALECO – Um programa de TV ambiental produzido por crianças do Ensino Fundamental, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), pela pesquisadora Krischna Silveira Duarte.

O estudo problematiza a influência dos Meios de Comunicação de Massa (M.C.M.) nos fenômenos de serialização da cultura, homogeneização dos desejos e dos modos de pensar e agir na contemporaneidade. Assume por desafio, criar pequenas rupturas nos modos de ser instituídos pela mídia, instigando a reflexão crítica acerca das intenções da produção midiática, promovendo a (re)descoberta das subjetividades e, contribuindo assim, para a constituição de sujeitos transformadores da crise ambiental vigente.

Neste aspecto, a pesquisa ressoa o paradigma ético/estético proposto por Félix Guattari em As Três Ecologias: A Ecosofia, uma articulação ético-política que propõe a reestruturação das relações da humanidade com o socius, a psique e a natureza. Guattari afirma que não haverá resposta à crise ecológica, enquanto não se opere uma autêntica revolução política, social e cultural, que reoriente os objetivos da produção de bens materiais e imateriais.

O compromisso com a criação do novo e a fuga à reprodução de conceitos é o cerne desta investigação, que aposta na linguagem audiovisual para além do espetáculo televisivo, configurando-a como instrumento de mudança, - assim como é a Educação Ambiental -, capaz de resgatar valores de solidariedade e cooperação, reintegrando o ser humano ao contexto sistêmico do ambiente.